
E aí galera, tudo bem com vocês? Meu nome é Magno Lopes, nascido em Salvador- Bahia, nasci no dia das crianças, sou filho de Valdelena e D.Maria Helena Lopes Nogueira.
Conheci a Capoeira ainda quando criança nas festas de largo, jogava com meu primo Agostinho na beira da praia e observava o Mestre Azeite (Bira) treinando na praia de Boa Viagem, porém aos 14 anos comecei a treinar uma Capoeira mais didática no CSU de Castelo Branco, no dia 18 de setembro de 1998 e fui batizado na Capoeira com o pseudônimo de Petti, por causa do mercado Petipreço cuja a logo era um menino que só tinha pé, cabeça e um berimbau na mão. Fui formado professor em 2010 pelo nosso patriarca e baluarte da Associação Cultura e Esportiva Clips Academia e presidente do GIMPA o Sr. Mestre Jorge Satélite. Na minha vivência como capoeirista junto a Clips Academia participei de vários projetos em Salvador o último foi entre 2015 e 2016, um grande projeto chamado Castelo do Esporte e no Rio de Janeiro participei dos projetos Escola Aberta e Segundo Tempo. Como capoeirista dançarino atuei em shows folclóricos com a Clips Dance, Cangerê de Sinhá e Sesc Senac e também tive um passagem muita rápida no ballet folclórico da Bahia, onde não atuei em seguida fui para o Rio de Janeiro para participar do Internacional Show Star Brazil e também trabalhei em outros países como Turquia, Bolívia, Estônia, Suécia, Lituânia e Finlândia. No momento vivo na Finlândia e contínuo treinando e divulgando os conhecimentos que adquirir através do Mestres Jorge Satélite, Mestre Gilson, Mestre U, Mestre Djalma, Mestre Marquinhos, dentre outros. Eu gostaria também de ressaltar e agradecer as pessoas, os mestres, os contra mestres, professores, alunos e amigos que conhece durante essa pequena trajetória.
Meu objetivo é de manter viva a história da Capoeira, dos Mestres antigos mostrando com humildade e respeito o valor que esse esporte e que essa luta pode nos beneficiar tanto no conhecimento geral como na saúde física e mental.
Uma pequena definição sobre Capoeira no meu ponto de vista. É como se estivesse dirigindo um carro onde temos que olhar para todas os lados, respeitando as leis de cada lugar, com responsabilidade para não ferir e nem ser ferido, embora no percurso possa acontecer imprevisto o importante é que no final estejam todos salvos e felizes.
Portanto pra mim a Capoeira é essa energia viva que me move e que me faz cresça espiritualmente e profissionalmente. Por que é o que eu gosto, eu amo capoeira. Portanto pra mim é importante dividir essa energia com meus irmãos e com minhas irmãs através da ginga, da música, do maculelê, do samba de roda, sem high colesterol, nem pressão alta, com saúde para curtir a vida de boa. Iê camará, Capoeira dá longevidade é água de beber, iê viva meu Deus. Um forte abraço para todos vocês e muito axé.
Clips Academia Capoeira Pura!
Professor Petti

Leave a comment